Um Modo de Vida

Um Modo de Vida




Os bahá'ís provêm de uma ampla gama de origens étnicas e culturais.
--------------------------------------------------------------------------------

Bahá'u'lláh ensinou que todo ser humano é "uma mina rica em jóias",desconhecida até mesmo por seu próprio dono, quanto maispelos outros, sendo inesgotável em suas riquezas. O propósitoda vida é desenvolver estas capacidades tanto para si próprioquanto para o serviço à humanidade. A vida neste mundo, assimcomo Bahá'u'lláh a apresenta, é similar à vida de uma criança no ventrematerno: os poderes morais, intelectuais e espirituais que um ser humanodesenvolve aqui, com o auxílio de Deus, serão os "membros"e "órgãos" necessários ao progresso da almanos mundos além deste plano terreno.

O modo de vida que os bahá'ís procuram cultivar, portanto,é aquele que encoraja o desenvolvimento pessoal. Oraçãoe meditação diárias libertam a alma de modelos condicionantes,abrindo-lhe novas possibilidades. Trabalhar em diferentes projetos, conjuntamentecom pessoas de diversas origens, põe por terra preconceitos tradicionais.O uso de álcool ou drogas narcóticas é evitado, excetoquando prescrito por razões médicas, pois essas substânciasfazem mal ao corpo embotam a mente. Isto também é aplicávelao hábito da maledicência, a qual enfraquece a confiançaentre as pessoas e solapa o espírito de unidade do qual dependeo progresso humano.

Os escritos de Bahá'u'lláh atribuem grande importânciaà instituição da família, considerando-a abase da sociedade humana. A santidade do matrimônio, o reconhecimentoda igualdade entre os cônjuges e a utilização da consultasão especialmente enfatizados.




Comentários

Postagens mais visitadas