Deveres e Responsabilidades

Deveres e Responsabilidades


A Fé Bahá'í
Comunicação
Social
Escrituras
Sagradas
Os Bahá'ís e
Personalidades
Documentos
Online
Editora Bahá'í
Eventos
Outras Páginas
de Interesse
Contactos

1. Oração

Todos os Bahá'ís devem orar diariamente. Há orações inumeráveis reveladas pelas Figuras Centrais da Fé. Contudo, a cada um é exigido que inclua uma das orações obrigatórias, reveladas por Bahá'u'lláh.
"As orações obrigatórias diárias são em número de três... O crente é totalmente livre de escolher qualquer uma dessas três orações, mas tem a obrigação de recitar uma delas, e de acordo com quaisquer instruções específicas que possam acompanhar." (Shoghi Effendi)
"... A oração e o jejum são a causa do despertar e da conscienciosidade, e são conducentes à protecção e preservação de testes."

2. Jejum

Os Bahá'ís são chamados a observar o Jejum de 19 Dias (de 2 a 20 de Março). Bahá'u'lláh declara: "Ordenamo-vos que orem e jejuem desde o inicio da maturidade (15 anos de idade); isto foi ordenado por Deus, o vosso Senhor e o Senhor do vossos pais... O viajante, o doente, as mães grávidas ou a amamentar, não têm obrigação de jejuar... Abstenham-se de comida e bebida do nascer ao pôr do sol, e cuidado, não vos vá o desejo privar da graça que está designada no Livro."

3.Ensino

"Ensinai a Causa de Deus, ó povo de Bahá, pois Deus prescreveu para todos o dever de proclamar a Sua Mensagem, e considera-a como a mais meritória de todas as acções. Tal acto é aceite apenas quando aquele que ensina a Causa é já um crente firme em Deus, o Protector Supremo, o Misericordioso, o Todo Poderoso. Ele ordenou ainda que a Sua Causa seja ensinada através do poder dos esforços do homens, e não através do recurso à violência..."

4. Estudar a Fé

"Imergi-vos no oceano das Minhas palavras, para que possais desvendar os seus segredos, e descobrir todas as pérolas de sabedoria que se encontram ocultas nas suas profundezas."
"Aqueles que dentre vós se levantarem para ensinar a Causa do Seu Senhor, deixai-os, acima de tudo, ensinar-se a si próprios, para que o seu discurso possa atrair os corações daqueles que os ouvirem. A não ser que se ensinem a si próprios, as palavras da sua boca não influenciarão os corações dos que buscam."
"Esforçar-se por obter um entendimento mais adequado do significado da prodigiosa Revelação de Bahá'u'lláh, deve - é a minha convicção inalterável - permanecer a primeira obrigação, e o objecto de empenho constante de cada um dos seus seguidores leais."

5. Camaradagem/Amizade

"Com a máxima amizade, e num espírito de perfeita camaradagem, tomai conselho juntos, e dedicai os dias preciosos das vossas vidas ao melhoramento do mundo e à promoção da Causa d'Aquele que é o Senhor Antigo e Soberano de todos."

6. Contribuir para o Fundo Bahá'í

" É a obrigação sagrada de cada servo fiel e consciencioso de Bahá'u'lláh, que deseja ver a Sua Causa avançar, o contribuir livre e generosamente para o aumento desse Fundo. Os membros da Assembleia Espiritual, segundo a sua própria discrição, utilizar-los-ão para promover a Campanha de Ensino, para ajudar os necessitados, para estabelecer instituições educacionais Bahá'ís, para alargar a sua esfera de serviço de todas as formas possíveis."

Se bem que a contribuição para o Fundo seja uma obrigação espiritual, é de carácter estritamente voluntário: ninguém é obrigado a contribuir para o Fundo, ou a dar uma certa quantia.

7.Direito de auto-expressão

"Recordemo-nos igualmente que na própria raiz da Causa está o princípio do direito inquestionável à auto-expressão, à sua liberdade para declarar a sua consciência e expor as suas opiniões..."

8. Participar em eleições Bahá'ís

Todos os Bahá'ís adultos (apartir de 21 anos de idade), que vivem em localidades onde existam Assembleias Espirituais Locais, têm o privilégio e o dever de votar nos nove membros adultos que consideram mais aptos para administrar os assuntos da Causa nas suas áreas. As eleições Bahá'ís são realizadas num espírito de oração. Não há eleitorialismo nem nomeação de candidatos, e o voto é secreto. Os membros da Assembleia são eleitos por pluralidade de votos, ou seja, os nove crentes que receberem o maior número de votos são eleitos. No caso de se dar um empate para o nono lugar, deve-se votar novamente; no boletim de voto o eleitor escreverá apenas o nome de um daqueles que ficaram empatados na primeira eleição.
Todos os Bahá'ís adultos têm igualmente o privilégio de votar anualmente nos delegados que participarão na Convenção Nacional, farão recomendações à Assembleia Nacional, e elegerão os membros dessa Assembleia Nacional.

9. Consulta

"Presentemente, Assembleias para consulta são de maior importânica, e uma necessidade vital. A obediência a tais Assembleias é obrigatória. Os seus membros devem tomar conselho juntos de tal forma que nenhuma ocasião para mal entendidos ou discórdia se proporcione. Isto é possível quando cada membro expressa a sua opinião com absoluta liberdade, e expõe os seus argumentos. Se alguém se opuser, ele não deverá, de forma alguma, sentir-se magoado, pois só após um debate completo de todos os assuntos se pode descobrir a maneira certa. A centelha luminosa da verdade aparece só depois do embate de opiniões divergentes. Se após o debate se tomar uma decisão unânime, muito bem; mas se, Deus o proíba, ocorrerem diferenças de opinião, deverá prevalecer a voz da maioria."
"Lembremo-nos de que a chave-mestra da Causa de Deus não é a autoridade ditatorial mas a amizade humilde, não é o poder arbitrário mas o espírito de consulta, franco e amigável."

10. A Festa de Dezanove Dias

Incumbe a todos os Bahá'ís estarem presentes nas Festas de 19 Dias, a não ser que, por motivos de doença ou ausência da sua comunidade, tal seja impossível.

11. Credenciais Bahá'ís

Todos os Bahá'ís, tanto os adultos como os jovens declarados, devem trazer consigo cartões de identificação actualizados. Estes servem de credenciais quando se mudam para outra comunidade, ou visitam comunidades onde ainda não são conhecidos, identificando-os como membros de boa reputação, com o direito de estarem presentes nas Festas de 19 Dias, na Convenção Nacional, e noutros encontros exclusivamente destinados a Bahá'ís.



Referências

Administração Bahá'í
Advento da Justiça Divina
Bahá'í Administration
Bahá'u'lláh e a Nova Era
Bahá'í World Faith
Epístolas do Plano Divino
Presença de Deus
Selecção dos Escritos de Bahá'u'lláh
World Order of Bahá'u'lláh
Última Vontade e Testamento de 'Abdu'l-Bahá


webmaster

Comentários

Postagens mais visitadas