ALGUMAS PROFECIAS CUMPRIDAS PELA FÉ BAHÁ´Í

ALGUMAS PROFECIAS CUMPRIDAS PELA FÉ BAHÁ´Í
Segunda Parte
Hoeck Miranda
1 - OBJETIVO GERAL:
Apresentar de forma resumida, a resposta a algumas perguntas que surgem na mente dos que buscam conhecer o Plano de Deus, principalmente judeus e cristãos, quando têm a oportunidade de conhecer a Fé Bahá´i.
2 - OBJETIVO ESPECÍFICO:
Apresentar as profecias bíblicas referentes à vinda do Consolador, que foram cumpridas por Bahá´u´lláh.
3 - INTRODUÇÃO:
Na primeira parte deste ensaio, foram apresentadas as respostas às questões registradas a seguir, para as quais um breve resumo é apresentado.
1) Por que a Fé Bahá´i surgiu em 1844? O ano 1844 assinala: - A volta dos judeus para a Terra Santa e o conseqüente fim da "abominação desoladora" previsto por Daniel e mencionado por Cristo, como um dos sinais da Sua vinda; -A conclusão do período previsto para a duração da revelação de Maomé; - O aparecimento do Báb, que significa Porta, que é o Arauto da revelação de Bahá´u´lláh e o Prometido da Revelação de Maomé.
2) Por que ela surgiu na antiga Pérsia, atual Irã? A Fé Bahá´i começou na Pérsia, em sua região geográfica onde se localiza o antigo Elão, mencionado no Livro de Jeremias(Jr. 49.38/39); a Pérsia fica a oriente de Jerusalém, de onde Bahá´u lláh foi exilado para Israel. Assim Ele foi para a Terra Santa pelo caminho do oriente, e a Sua vinda foi anunciada pelo Báb, que é a porta que olha para o oriente, cumprindo as visões do profeta Ezequiel (Ez. 43.1 até 43.7). 3) Por que o nome do novo Manifestante da Vontade Divina é Bahá´u´lláh, que significa Glória de Deus?
- Bahá´u lláh é o título espiritual do Manifestante da Vontade Divina cujo significado é a Glória de Deus, prometido por Cristo em Mateus 16.27 e em João 11.40. Também é o título do Manifestante prometido pelo Báb, revelado nas seguintes palavras: "Quando o Sol de Bahá (Glória) brilhar resplandecente, acima do horizonte da eternidade, vos incumbirá apresentar-vos diante de Seu Trono". O título "A Causa de Deus e a Sua Glória" foi mencionado pela Jovem do Paraíso, que anunciou a Bahá´u´lláh a Sua missão profética, quando Ele estava confinado no Fosso Negro de Teerã, com os seus pés presos a um tronco e, em seu pescoço, colocada a mais pesada corrente do Irã.
4) Por que o Manifestante de Vontade Divina que anunciou a chegada de Bahá´u´lláh se chamava Báb, que significa Porta?
- O Arauto da Fé Bahá´i se chamava Báb, que significa Porta, cumpre a profecia de Cristo indicada no Livro de João (Jo. 10.1), nas seguintes palavras: "Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador".
5) Por que os lugares sagrados e o Centro Mundial da Fé Bahá´i se encontram no Monte Carmelo, na cidade de Haifa, em Israel?
- Os lugares sagrados da Fé Bahá´i que ficam na Terra Santa, em Israel, cumprem as profecias relatadas no Livro de Miquéias(Mq. 4.1 até 4.3) e expressas nas seguintes palavras: Mq. 4.1: "Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros e, para ele afluirão os povos". Mq. 4.2: "Irão muitas nações e dirão: vinde e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos e andemos pelas suas veredas; porque de Sião procederá a lei e a palavra do Senhor de Jerusalém". Mq. 4.3: "Ele julgará entre muitos povos e corrigirá nações poderosas e longínquas, estas converterão as suas espadas em relhas de arados e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra".
O Centro Mundial e Administrativo da Fé Bahá´i, construído na Terra Santa sob a orientação da Casa Universal de Justiça, organismo supremo da administração Bahá´i, foi por ela denominado a Metrópole do Reino de Deus na Terra. Este Centro foi estabelecido no Monte Carmelo, que é sagrado para os judeus, cristãos, muçulmanos e para os bahá´is, e que se destaca dos demais montes, pela sua importância histórica, religiosa e mística.
No Monte Carmelo o Báb foi enterrado no local indicado por Bahá´u´lláh. O Santuário do Báb vem sendo visitado por pessoas provenientes de todos os países do mundo. Vários governantes e altas autoridades já subiram pelos patamares e escadarias que conduzem ao limiar desse Santuário.(ver slides).
A revelação de Bahá´u´lláh veio cumprir a profecia de Miquéias expressa no versículo 3 acima citado. Sobre este ponto Bahá´u´lláh revela:
"O que o Senhor ordenou como o remédio soberano e o mais poderoso instrumento para a cura do mundo inteiro, é a união de todos os seus povos em uma Causa Universal, em uma Fé comum. Isto de modo algum há de se realizar, salvo através do poder de um Médico hábil, onipotente e inspirado. Isto, deveras, é a verdade e tudo o mais não é senão erro"..(1)
O presente texto busca demonstrar como a vinda de Bahá´u´lláh cumpriu algumas profecias referentes à vinda do Consolador, prometido por Cristo. Ao mencionar a vinda do Consolador, Cristo indicou cinco aspectos importantes, a saber:
1 - "E Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco".(João 14.14);
2 - "Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, que o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito".(João 14.25 e 26);
3 - "Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que dele procede, esse dará testemunho de mim".(João 15.26);
4 - "Ele Me glorificará porque há de receber do que é Meu e vô-lo há de anunciar".(João 16.14).
Portanto, as características do Consolador prometido por Cristo são: a)outro Consolador(João 14.14); b)ensinar todas as coisas(João 14.26); c)vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito(João 14.26); d)dará testemunho de Mim(João 15.26); e) Ele Me glorificará(João 16.14).
4 - OUTRO CONSOLADOR (João 14:14) :
Um dos princípios básicos da Fé Bahá´i, enunciado por Bahá´u´lláh, é que a Revelação dos ensinamentos de Deus ao homem é feita de maneira progressiva e contínua, através do aparecimento de sucessivos Manifestantes da Vontade Divina, em ocasiões especiais, determinadas pelo próprio Deus. Sobre este tema extraordinário Bahá´u lláh revela:
"Ó Salmán! A porta do conhecimento do Ser Antigo sempre esteve e, para sempre, permanecerá fechada à face dos homens. Nenhuma compreensão humana conseguirá, jamais, acesso à Sua corte sagrada. Como sinal da Sua mercê, porém, e prova de Sua benevolência, manifestou Ele aos homens os Sóis de Sua guia divina, os Símbolos de Sua divina unidade e ordenou fosse o conhecimento desses Seres Sagrados, idêntico ao conhecimento de Seu próprio Ser. Quem os reconhecer, terá reconhecido à Deus. Quem escutar Seu chamado, terá escutado a voz de Deus e quem der testemunho da verdade de Sua Revelação, terá atestado a verdade do próprio Deus. Quem se afastar d´Eles, terá se afastado de Deus e quem n´Eles não acreditar, em Deus não terá acreditado. Cada um d´Eles é o Caminho de Deus, que une este mundo aos domínios do além". (2)
A vinda de Bahá´u lláh, a Glória de Deus, foi precedida pelo aparecimento e a pregação do Manifestante da Vontade Divina, cujo título espiritual é Báb, que significa Porta. Estas são as palavras do Báb sobre a vinda de outro Consolador:
"Deus tem levantado Profetas e já revelou Livros tão numerosos como as criaturas do mundo e, assim, continuará Ele a fazer para todo o sempre."
Em outra passagem da mesma epístola o Báb revelou:
"No tempo do Primeiro Manifestante, a Vontade Primaz apareceu em Adão; no dia de Noé, se tornou conhecida em Noé; no dia de Abraão, n´Ele; e, assim, no dia de Moisés, no dia de Jesus, no dia de Maomé, o Apóstolo de Deus, no dia do Ponto do Bayán*, no dia d´Aquele que Deus tornará manifesto** e no dia d´Aquele que aparecerá depois d´Aquele que Deus haverá de tornar manifesto. Daí o significado interior das palavras pronunciadas pelo Apóstolo de Deus***: "Eu sou todos os profetas", pois aquilo que em cada um d´Eles resplandece, tem sido e, para sempre, continuará a ser um só e o mesmo sol".(3)
*Báb; **Bahá´u´lláh *** Apóstolo de Deus é um dos títulos espirituais de Maomé.
Ainda sobre a revelação progressiva e a vinda de outro Consolador, o Báb revelou:
"O Senhor do universo jamais levantou um profeta, nem fez descer um Livro, a menos que tivesse estabelecido Seu convênio com todos os homens, deles exigindo a aceitação da próxima Revelação e do próximo Livro, uma vez que as emanações de Sua generosidade são incessantes e sem limite".(4)
Portanto, ao prometer a vinda de outro Consolador, Cristo cumpriu a sagrada e imutável lei de Deus, referente à revelação progressiva dos Seus ensinamentos, que ocorre através do aparecimento de sucessivos Manifestantes da Vontade Divina, em épocas determinadas por Deus.
A compreensão da sagrada lei da Revelação Progressiva dos ensinamentos de Deus ao homem, fica ainda mais profunda, quando se examina o vínculo que une uma Revelação a outra, expresso nas palavras reveladas pelos próprios Manifestantes da Vontade Divina. Assim temos:
1 - O vínculo que une a Revelação de Cristo e a Revelação de Maomé, que ocorreu 622 anos depois:
"E acautela-te para que não consideres o beneplácito* de Deus uma vã fantasia; é o mesmo que o beneplácito de Seu Mensageiro. Considera tu os seguidores de Jesus. Ansiosamente buscavam eles o beneplácito de Deus, mas nenhum deles atingiu o beneplácito de Seu Apóstolo**- que é idêntico ao beneplácito de Deus - salvo aqueles que abraçaram a Sua Fé".(5)
* beneplácito significa aprovação; ** Apóstolo é um dos títulos espirituais de Maomé. 2 - O vínculo que une a Revelação de Maomé e a Revelação do Báb:
"... verdadeiramente, o mandato do Báb vos foi outrora proclamado, de um modo próprio, no Alcorão*. Afirmo por vosso Senhor, este Livro** é, na realidade, o mesmo Alcorão que, no passado, se fez descer".(6)
* Alcorão é o nome do Livro Sagrado da Revelação de Maomé; ** A expressão "este Livro" se refere ao Bayán, que é o nome do Livro Sagrado do Báb.
3 - O vínculo que une a Revelação do Báb e a Revelação de Bahá´u´lláh:
"A etapa da perfeição de cada coisa é alcançada quando ocorre a sua ressurreição. A perfeição da religião do Islã foi consumada no início desta Revelação... A ressurreição do Bayán ocorrerá no tempo do aparecimento d´Aquele que Deus haverá de tornar manifesto*. Pois, hoje, o Bayán está na condição de semente; no início da manifestação d´Aquele que Deus haverá de tornar manifesto, a sua perfeição final aparecerá"(7)
* Aquele que Deus haverá de tornar manifesto é o título com o qual o Báb se referia ao próximo Manifestante da Vontade Divina, antes de ter ocorrido a declaração pública de Bahá´u´lláh em 1863, nas imediações de Bagdad, capital do Iraque.
Sobre este tema Bahá´u´lláh revelou as seguintes palavras:
"Apreciai o sabor ó povo de Bahá*. Sois, em verdade, aqueles que são felizes. É isto que os próximos de Deus atingiram. É esta a água fluente que vos foi prometida no Alcorão e, mais tarde, no Bayán, como uma recompensa concedida por vosso Senhor, o Deus de Misericórdia. Bem - aventurados os que a sorvem."(8)
* povo de Bahá é a expressão que indica os seguidores de Bahá´u´lláh.
5 - VOS FARÁ LEMBRAR DE TUDO O QUE VOS TENHO DITO (João 14.25):
5.1 - Pureza de coração:
- Cristo: (O sermão da montanha) "Bem - aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" (Mt. 5.8);
- Bahá´u´lláh: (As palavras ocultas) "Ó Filho do Espírito! Meu primeiro conselho é este: possue um coração puro, bondoso e radiante, para que seja tua uma soberania antiga, imperecível e eterna".
5.2 - Justiça:
- Cristo: (O sermão da montanha) "Bem - aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos". (Mt. 5.6)
- Bahá´u´lláh: (As palavras ocultas) "Ó Filho do Espírito! A mais amada de todas as coisas a Meu ver é a Justiça; não a recuses se é que Me desejas, nem a descures, para que em ti Eu possa confiar. Com a sua ajuda, verás com os teus próprios olhos e não com os alheios e saberás por tua própria compreensão e não pela de teu próximo".
5.3 - Perdão ao próximo:
- Cristo: (O sermão da montanha) "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai celeste vos perdoará". (Mt. 6.14)
- Bahá´u´lláh: (A Revelação Bahá´i) "Se surgir entre vós alguma diferença, contemplai - Me diante de vós e perdoai as faltas um dos outros em Meu Nome e como sinal de vosso amor por Minha Causa manifesta e esplendorosa. O que Nos apraz é ver que, em todos os tempos, vos associeis, uns aos outros, em amizade e concórdia..."(9)
5.4 - Desprendimento das coisas materiais:
- Cristo: (O sermão da montanha) "Não podeis servir à Deus e às riquezas".(Mt. 6.24)
-Bahá´u´lláh: (As palavras ocultas) "Ó Filho do Ser! Não te ocupes com este mundo, pois com o fogo experimentamos o ouro e, com o ouro, experimentamos os Nossos servos".
5.5 - Paciência nas provações:
-Cristo: (O sermão da montanha) "Bem - aventurados os que choram, porque serão consolados". (Mt. 5.4)
-Bahá´u´lláh: "Bem-aventurados os que suportam com firmeza, os que são pacientes em vicissitudes e durezas, que não lamentam por causa de qualquer coisa que lhes sobrevenha e que trilham a senda da resignação..."(10)
5.6 - Regra de ouro:
-Cristo: (O sermão da montanha) "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas". (Mt. 7.12)
-Bahá´u´lláh: "Não ponhais sobre nenhuma alma uma carga da qual vós não quereríeis ser incumbidos, nem desejeis para pessoa alguma, as coisas que não desejaríeis para vós mesmos. É este o Meu melhor conselho para vós, fosseis apenas observá-lo". (11)
5.7 - Perseguição aos profetas:
- Cristo: (Advertência aos escribas e fariseus); "Por isso eis que vos envio profetas, sábios e escribas. A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade". (Mt. 23.34)
-Bahá´u´lláh: "Em tempo algum, em nenhuma era, têm os Profetas de Deus escapado da blasfêmia de seus inimigos, da crueldade de seus opressores e da denúncia por parte dos eruditos da época, que apareciam no disfarce da integridade e da piedade. Dia e noite passavam eles por tais angústias, como jamais podem ser medidas, salvo pelo conhecimento do Deus Uno e Verdadeiro - exaltada seja a Sua Glória".(12)
Cristo confirmou o princípio universal e sagrado que estabelece a mesma base para todas as religiões, ao profetizar que o Consolador haveria de recordar as Suas palavras. Por esta razão Deus revelou a Bahá´u´lláh as seguintes palavras:
"Esta é a imutável Fé Divina, eterna no passado, eterna no futuro..." "Esta é a infalível Balança que a Mão de Deus segura, na qual são pesados todos os que estão nos céus e todos os que estão na terra, e lhes é determinado o destino, se sois dos que acreditam e reconhecem esta verdade".(13) 6 - ESSE DARÁ TESTEMUNHO DO MIM(João 15.26)
Ao descrever os poderes espirituais manifestados por Cristo, Bahá´u´lláh apresenta o seguinte testemunho sobre Cristo:
"Damos testemunho de que Ele, quando veio ao mundo, irradiou o esplendor de Sua Glória sobre todas as coisas criadas. Por Seu intermédio o leproso recuperou-se da lepra da perversidade e ignorância. Por Ele os lascivos e refratários foram curados. Através de Seu poder, nascido de Deus, Todo-Poderoso, os olhos dos cegos se abriram e a alma do pecador foi santificada. "A lepra pode ser interpretada como qualquer véu que se interponha entre o homem e o reconhecimento do Senhor, seu Deus. Quem deixa d´Ele ser excluído é, em verdade, um leproso, que não há de ser lembrado no reino de Deus, o Potente, o Todo - Louvado. Damos testemunho de que, através do Verbo de Deus, todo o leproso foi purificado - curou-se toda a doença e baniu-se toda a enfermidade humana. Ele foi quem purificou o mundo".(14)
Bahá´u´lláh dá testemunho sobre a negação sofrida por Cristo, nas seguintes palavras:
"Considera tu a Era de Jesus Cristo. Vê como todos os homens eruditos daquela geração embora, ansiosamente, esperassem a vinda do Prometido, contudo O negaram. Tanto Anás, o mais erudito dos sacerdotes de Seu tempo, como Caifás, o sumo pontífice, denunciaram-No e Lhe pronunciaram a sentença de morte".(15) 7 - ELE ME GLORIFICARÁ (João 16.14)
Discorrendo sobre o sofrimento dos Manifestantes da Vontade de Deus, Bahá´u´lláh revela:
"Vede como o povo, em conseqüência do veredito pronunciado pelos sacerdotes em Sua época, lançou no fogo Abraão, o Amigo de Deus; como Moisés, Aquele que conversou com o Todo - Poderoso, foi denunciado como mentiroso e caluniador. Reflete como foi tratado pelos Seus inimigos Jesus, o Espírito de Deus, não obstante Sua humildade extrema e Sua perfeita ternura de coração. Tão veemente foi a oposição à qual Ele, a Essência do Ser e Senhor do visível e do invisível, teve de enfrentar, que não tinha Ele onde deitar a cabeça".(16) Na seguinte epístola Bahá´u´lláh revela os poderes espirituais que foram liberados com o sacrifício de Cristo.
"Sabe tu que, quando o Filho do Homem rendeu a Deus o Seu alento, a criação inteira chorou com grande pranto. Por Ele se haver sacrificado, entretanto, infundiu-se uma nova capacidade em todas as coisas criadas".(15) 8 - ESSE VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS( João 14.26)
A revelação dos Manifestantes da Vontade Divina Báb e Bahá´u´lláh encerrou um ciclo espiritual de 6000 anos, conhecido como Ciclo Adâmico e iniciou um ciclo maior, cuja duração está prevista para 500.000 anos, cumprindo profecias reveladas por Zoroastro, Manifestante da Vontade Divina que surgiu na antiga Pérsia.
Neste novo ciclo irão ocorrer novas revelações espirituais, sendo que a próxima está prevista para acontecer 1000 anos após a revelação de Bahá´u´lláh.
Dentro dos 1000 anos citados por Bahá´u´lláh, ocorrerão transformações extraordinárias no homem e, consequentemente, na sociedade. Surgirá a tão sonhada e prometida civilização mundial, fruto da aplicação pelo homem, na sua vida, dos ensinamentos de Deus.
Conduzindo todas essas transformações estão os ensinamentos que Deus revelou ao Báb e a Bahá´u´lláh, com uma profusão tal, como nunca ocorreu na história humana. Já foram catalogadas no Centro Mundial Bahá´i mais de 60.000 epístolas. Durante a vida do Báb e de Bahá´u´lláh, centenas de epístolas foram perdidas, ou destruídas, durante as perseguições aos seus seguidores. Um número muito grande de outras epístolas caíram nas mãos de pessoas inescrupulosas, que têm feito sistemática oposição à Causa de Deus, enquanto outras, dirigidas particularmente a inúmeros seguidores, têm sido encaminhadas para o Centro Mundial, para análise de autenticidade, antes de serem catalogadas e guardadas.
As epístolas catalogadas estão sendo cuidadosamente traduzidas e divulgadas para a humanidade, em todos os idiomas vivos conhecidos, num esforço gigantesco para fazer com que a brisa vitalizadora da palavra divina, possa atingir todas as pessoas que, sinceramente, buscam a compreensão do propósito da criação do homem, e de sua relação com Deus.
As epístolas já traduzidas para o idioma português estão reunidas em dezenas de publicações abrangendo assuntos como: 1) orações para as mais diversas ocasiões, como as orações para os dias sagrados, orações para o casamento, para os pais e para os filhos, e orações de louvor à Deus; 2) meditações sobre a criação do homem, a sua grandeza e sobre o seu destino material e espiritual; 3) leis sobre o comportamento individual e coletivo; 4) recomendações para que os reis e governantes possam realizar uma administração próspera e com justiça; 5) explicações sobre a alma, a mente e o espírito do homem e a sua relação com Deus; 6) epístolas sobre o papel e a importância dos Manifestantes da Vontade Divina; g) esclarecimentos sobre as graças concedidas por Deus ao homem; 7) explicações sobre a grandeza do espírito humano e sobre a sua evolução após a morte física; 8) explicações sobre os requisitos para a paz mundial; 9) epístolas sobre a importância do Convênio de Deus e sobre a Ordem administrativa revelada por Deus a Bahá´u´lláh; 10) exortações sobre a importância e a necessidade de ser estabelecida a unidade entre povos, raças e religiões; 11)exortações sobre a importância da educação, da aquisição de conhecimentos espirituais e científicos e exortações sobre a importância do trabalho; 12)explicações sobre o significado e a importância da busca da verdade e sobre as atitudes que caracterizam o verdadeiro pesquisador da verdade; 13) revelações sobre os significados místicos de inúmeras passagens e profecias dos Livros Sagrados, já revelados por Deus ao homem; 14)advertências aos que negam à Deus, se opõem aos Seus ensinamentos e semeiam desarmonia entre os homens; 15)epístolas de louvor à Deus e de humildade perante a Sua grandeza e a Sua Revelação; 16)esclarecimentos sobre os sofrimentos dos Profetas e de Bahá´u´lláh, nas mãos dos que se afastaram de Deus, e sobre a importância do sacrifício no caminho do Senhor;
17) Leis sobre o comportamento individual, familiar e coletivo;
18) Esclarecimentos sobre a importância do casamento e sobre o relacionamento familiar
19) Orientações sobre cura material e espiritual;
9 - CONCLUSÃO:
"O tempo predestinado para os povos e as raças da terra é chegado agora. As promessas de Deus, como as registraram as Sagradas Escrituras, foram todas cumpridas. De Sião procedeu a Lei de Deus, e Jerusalém e suas colinas e sua terra estão plenas da Glória de Sua Revelação. Feliz o homem que pondera no coração o que tem sido revelado nos Livros de Deus, o Amparo no perigo, O que subsiste por Si Próprio! “Bahá´u´lláh
Com essas palavras, plenas de luz, encerramos este ensaio desejando que as pessoas possam “ponderar em seu coração o que tem sido revelado nos Livros de Deus”.
Se o nosso coração permanecer insensível e fechado ele não estará cumprindo o seu propósito nesta vida. Passará por esta vida inconsciente da grandeza da sua criação. Ingressará no mundo espiritual sem a preparação adequada para a nova etapa em nossa evolução progressiva e contínua em direção ao Criador.
10 - BIBLIOGRAFIA DA SEGUNDA PARTE:
(1) - Seleção dos Escritos de Bahá´u´lláh. Editora Bahá´i, Rio, 1977, pg. 162; (2) - Idem, pg. 41; (3) - Seleção dos Escritos do Báb, Ed. Bahá´i, Rio, 1978, pg. 129/130; (4) - Idem, pg. 92; (5) - Idem, pg. 128; (6) - Idem, pg. 72; (7) - Idem, pg. 112; (8) - Seleção dos Escritos de Bahá´u´lláh, pg. 39; (9) - A Revelação Bahá´i, Ed. Bahá´i, Rio, 1976, pg. 72; (10)- Seleção dos Escritos de Bahá´u´lláh, pg. 87; (11)- Idem, pg. 46; (12)- Idem, pg. 92; (13)- Idem, pg. 62; (14)- Idem, pg. 61; (15)- Idem, pg. 45.

Comentários

Postagens mais visitadas